Como escolher o buffet de casamento

Primeiramente, alguns detalhes na hora de escolher o buffet não ficarão a cargo do gosto do casal, pois envolvem o perfil dos convidados e, principalmente, o orçamento.

Sabendo disso, o casal pode iniciar essa parte da preparação escolhendo o tipo de buffet: à americana (buffet), à inglesa,à francesa, ou coquetel volante.

Inspire seu casamento traz algumas informações importantes para os noivos entenderem um pouco mais sobre cada tipo de serviço e, as principais vantagens e desvantagens de cada um deles.

Tipos de buffet:

  • À americana (buffet):

 Quando os noivos escolhem esse tipo de serviço, os convidados irão até o buffet para se servir. Alguns serviços agilizam o serviço montando dois lados do espaço para servir o buffet, possibilitando que os convidados façam duas filas para facilitar e tornar o momento mais agradável. Alguns garçons ficam responsáveis por manter o momento organizado, que dura em média uma hora

bb376-600x400

Crédito: portalsejoga

 

Bride getting food from buffet.

Crédito: Lindo Céu Blog

  • À inglesa

O Buffet à inglesa classifica-se em direto e indireto e, teve origem há centenas de anos e derivou do costume inglês, cultivado pelo próprio dono da casa (Lord), de servir ele mesmo a refeição a seus familiares e convidados.

 No buffet à inglesa direto, a mesa é montada com sousplat, pratos, talheres, taças e guardanapos. O garçom traz a bandeja com o alimento a ser servido e serve o convidado pela esquerda (como se fosse o serviço à la carte dos restaurantes).

slide_57

Crédito: SlidePlayer

pps-etiq-cerimprot-30-638

Crédito: SlideShare

Já no serviço à inglesa indireto, no serviço indireto, a mesa é montada com sousplat ou não, talheres e  o garçom faz uso de um carrinho (guéridon) onde traz as opções a serem servidas. Ele apresenta a travessa ao convidado pela esquerda, serve o  prato com a comida e serve ao convidado pela esquerda, da mesma forma  que no serviço direto.

inglesaindireto

Crédito: Cursando Eventos

11-cerimonial-e-protocolo-em-eventos-prof-dr-rita-c-giraldi-33-638

Crédito: SlideShare

O buffet à francesa

É um serviço apropriado para ocasiões especiais, dentre eles o casamento. Os lugares à mesa são marcados com o chamado placement, onde consta o nome de cada convidado à frente do local onde deve se sentar. O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa, inclusive ele será responsável por cinco pessoas.

Os garçons apresentam as travessas pela esquerda com os cabos dos talheres de serviço voltados para o convidado. Em seguida, o convidado segura a colher com a mão direita e o garfo com a esquerda, e após se servir, retorna os talheres, lado a lado, à travessa.

Na mesa, o local do prato não deve ficar vazio, devendo ser utilizado o sousplat. Os garçons trocam os pratos na sequência, servindo sempre pela esquerda e retirando os pratos pela direita. Antes de servir a sobremesa o sousplat é retirado.

02062014a-1

Crédito: Lost In Beautyland

936bd539-2f2e-45c3-b595-5958f4091639

Crédito: bbel.uol

ggwjuud-1

Crédito: Wedding and Love

11-cerimonial-e-protocolo-em-eventos-prof-dr-rita-c-giraldi-29-638

Crédito: SlideShare

Sugerimos evitar servir o café na mesa de refeições. Ele deve ser servido em uma mesa à parte, com licores, chocolates e petit-fours. Mas se o assunto se alongar, não há problema em servir o café na mesa.

Dicas:

O primeiro a ser servido é o convidado especial. Os anfitriões são sempre os últimos a serem servidos.

O garçom deve começar o serviço pela senhora que estiver ao lado direito do anfitrião, depois as outras senhoras e, por último, a anfitriã. Na sequência, o senhor que estiver sentado à direita da anfitriã, depois os outros senhores, e, por último, o anfitrião.

Aguarda-se a anfitriã ou o anfitrião levantar o seu talher para se começar a refeição, a não ser que ela ou ele autorize, para não esfriar a comida.

As travessas, os pratos, as taças devem ser de material nobre.

A aparência e a decoração dos alimentos são muitos importantes.

O maitre e os garçons devem estar bem vestidos (smoking ou doma) e de preferência usar luvas brancas.

A decoração é requintada, mas cuidado para a altura dos arranjos não atrapalharem a visão e a conversa dos convidados.

  • Coquetel volante: Normalmente usado em eventos em que as pessoas ficam mais de pé, esse tipo de serviço é aquele em que os garçons circulam com bandejas pela festa servindo os convidados. As comidas servidas são aquelas que podem se comer com a mão (finger foods) ou então pequenas porções. Calcula-se 1 garçom para cada 15 convidados.

casamento-com-coquetel-volante-7

Crédito: Casamento

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Crédito: KenyBray’n

E agora, qual escolher?

Primeiro, analise o estilo escolhido (formal, tradicional ou mais descontraído e moderno). Para os casamentos formais, os serviços à inglesa ou francesa são os mais indicados, enquanto o buffet à americana é ótimo para casamentos mais informais. Muitos casais optam pelo coquetel volante, justamente pela possibilidade dos convidados serem servidos na pista de dança, por exemplo, além de facilitar que todos se divirtam mais.

Atente-se para o perfil dos convidados, pois se a faixa etária for de idosos, os serviços inglês e francês são os mais convenientes, permitindo que conversem e curtam a festa em suas respectivas mesas.

Em relação ao orçamento, o custo varia de acordo com cada tipo de buffet. Os serviços à inglesa e francesa exigem um número maior de garçons, exigindo uma disponibilidade econômica maior por parte dos noivos.

Tempo

Nos serviços inglês e francês é necessário muita cautela e precisão, pois a partir do momento em que a primeira mesa é servida, as demais devem receber o serviço no máximo em 10 minutos.

Comida fria

Agilidade e qualidade no serviço são essenciais, pois nos serviços à inglesa e à francesa, os garçons devem montar e cuidar para que o prato não chegue frio à mesa.

Sempre à mão

No buffet coquetel volante, o ideal precisam se organizar e delimitar as áreas de atuação, sendo que o trabalho em conjunto alcance todos os espaços da festa diversas vezes, evitando que o convidado tenha que ir atrás de um garçom para poder se servir.

1459904150

Crédito: Zankyou

Filas longas

Converse com o buffet e certifique-se que serão montados serviços espelhados, ou seja, dois espaços de self-services, possibilitando filas duplas e melhor agilidade no serviço.

servico-franco-americano-buffet-festa-casamento

Crédito: Buffet Morenos

Gostaram?

Visitem Inspire Seu Casamento em nossas Redes Sociais


Bjs e até a próxima

Renato Novais

 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz